h1

“É Preciso saber perder !”

July 2, 2010


“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.”

Durante sua coletiva, Dunga declarou algo que considero errado para um líder: “Ninguém se prepara para a Derrota, todos se preparam só para a Vitória”.
Pois bem, aqui está o diferencial. A vida não é só ganhar, por mais que esse seja o desejo de todos em todas as áreas da vida.
Não precisamos aprender a vencer, mas sempre precisamos aprender à perder. Rir, gritar de alegria, é algo fácil. O difícil é chorar, refletir sobre os erros para não cometê-los novamente. Afinal, a vida é assim: Perdemos um emprego, perdemos um ente querido, perdemos um(a) namorado(a)… É Impossível ganhar sempre. Ninguém, em lugar algum, ganha sempre.

Enquanto líderes só focarem no resultado positivo, suas equipes amargarão grandes derrotas.
Toda equipe precisa ter saúde emocional para enfrentar as crises (econômicas, emocionais,institucionais, etc…). É uma nobre virtude saber perder. Uma derrota pode nos ensinar muitas lições para vitórias futuras.
Não foi bom para a Seleção ganhar todos os jogos, sem perder um sequer. Nossos jovens e talentosos jogadores não experimentaram o sabor da derrota e, assim, não tiveram a chance de aprender que ninguém é “invencível, infalível, imbatível”. Se tivéssemos perdidos outros jogos quando podíamos perde-los, talvez estivéssemos classificados neste momento.
O que fazer agora? Não dá para voltar para a Copa, a nação chora e reclama, afinal perdemos mais uma vez. A vida é assim, não dá para mudar muitas derrotas, mas podemos nos preparar melhor para os novos desafios.
Meu(nosso) coração(ões) de Brasileiro(s) está(ao) partido(s). Nosso país só sabe ganhar, e ganhar de goleada. Um retrato do coração sentimental do nosso povo que sempre quer ganhar. A derrota nos machucou, mas não temos como fugir dela.
A vida é um jogo, temos bons e maus momentos. Temos que driblar problemas e adversários a cada dia. Há momentos de vitória, mas há muitos momentos de derrotas.
E agora José? A Festa acabou, o povo sumiu, a luz se apagou… Bola prá frente, pois a vida é feita de Vitórias e Derrotas e precisamos aprender a conviver com as duas.

One comment

  1. […] “É Preciso saber perder !” (via Vivendo com Propósitos) Publicado julho 2, 2010 r Uncategorized Deixar um Comentário “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” Durante sua coletiva, Dunga declarou algo que considero errado para um líder: “Ninguém se prepara para a Derrota, todos se preparam só para a Vitória”. Pois bem, aqui está o diferencial. A vida não é só ganhar, por mais que esse seja o desejo de todos em todas as áreas da vida. Não precisamos aprender a vencer, mas sempre precisamos aprender à perder. Rir, gritar de alegria, … Read More […]



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: