h1

Por que eu não “decolei” no Ministério Pastoral?

March 22, 2010

Por que eu não “decolei” no Ministério Pastoral?

Em meus quase 18 anos de ministério pastoral batista tradicional já fui obrigado à ouvir muitas “asneiras espirituais”. Porque até hoje não sou dono de um carro, foi me declarado que não sou um “pastor abençoado”. Porque não sou pastor de uma “grande Igreja”, foi me dito que até hoje eu “não decolei” no ministério.

Talvez, esta última declaração, tenha sido a que mais me feriu. O que é decolar? É ser “famoso”? Andar com ternos caros, carros importados, pregar sobre a teologia da prosperidade? Seria enganar as pessoas com falsas doutrinas e disciplinas, em detrimento do Crescimento (Inchaço?) de uma determinada igreja? Seria pregar a palavra de Deus como se fosse “água com açúcar”?

Creio nos milagres, creio na Bíblia, creio na criação… Mas não creio nas inúmeras distorções doutrinárias que estão ocorrendo nos dias de hoje.

No dia de hoje, ao visitar o site da revista Cristianismo Hoje(http://cristianismohoje.com.br/ch/pastores-voadores/) , me deparei com a Manchete: Pastor Voadores. Foi neste momento, em que eu agradeci à Deus por não ter “decolado” nesta direção!

Veio à minha mente, alguns episódios que me “impediram” a “decolagem”, ou seja, agradar o mundo material dos homens:

. Quando um diácono me pediu para parar de pregar sobre o inferno, continuei pregando;

. Quando o ministério quis tomar meu tempo dedicado à minha família, eu disse não;

. Quando ao preparar um sermão, depois de muita oração e preparação, eu desagradava à alguém da membresia, eu continuava orando e preparando os mesmos sermões;

. Quando me pressionaram à pensar mais nos prédios e construções, e eu preferi pensar mais na expansão do Reino;

. Quando tudo isto se transformou num Gigante que clamava: “Pregue e ministre para agradar aos homens e não à Deus”, e eu disse não;

Nestas ocasiões, eu me lembrava de Paulo: “”Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus”.

E será que Paulo “decolou” ou não? Pois, ele até naufragou…

Quando vejo pastores pregando um evangelho distante daquele que vemos no Novo testamento, com apelações econômicas recheadas de supostas “retribuições divinas”, que mais se aproveitam do misticismo das massas do que dos ensinos bíblicos… Nestas horas, eu me alegro de não ter decolado. Nem tenho um avião… ás vezes preciso contar o dinheiro para o pão !!!

2 comments

  1. sem paz nas nossas vidas de nada disso adianta as riquezas desse mundo, nao sao nada diante do Deus maravilhoso que temos……….eu previro mil vezes esta em paz com o meu Deuz do que toda a riqueza deste mundo!!!!!!!! a paz do senhor e Deus conserve em seu coraçao esse mesmo pensamento ate a sua volta..


  2. Muito bom o seu texto.
    Também sou pastora e louvo ao Senhor por não ter decolado nesa dimensão. Não sou compra os benefícios materiais que Deus nos concede, mas não podemos distorcer as coisas como vc colocou muito bem.
    Parabéns!



Leave a Reply

