h1

DESCUBRA TODA A VERDADE SOBRE A MENTIRA

April 4, 2007

mentira.jpg

Introdução: Existem várias versões que explicam a origem do dia. Uma delas, a mais famosa, conta que a lembrança da data começou quando a França começou a usar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, que costumava ser uma festa que durava uma semana, entre 25 de março e 1º de abril, no começo da primavera na Europa.
De acordo com o novo calendário, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro a partir do ano de 1564. Esta decisão foi tomada pelo rei Carlos IX, da França, e depois foi seguida por outros países da Europa.
Alguns franceses ficaram revoltados com a mudança de data e continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para gozar dessas pessoas, outros franceses mandavam-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não aconteciam e a data ficou conhecida como o Dia da Mentira. Esse costume se difundiu para a Inglaterra, duzentos anos depois, e então para todo o mundo.
Na Inglaterra, quem “cai em 1º de abril” é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d’avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).

O Problema com a Mentira: O Inimigo é o Pai da Mentira

“…Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”(Jo 8.44).

“Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” Ef.4:25

I – A MENTIRA AFETA O MEU CARÁTER

“O justo odeia a palavra mentirosa, mas o ímpio se faz odioso e se cobre de vergonha.” Prov. 13:5

“O que faz um homem desejável é a sua benignidade; e o pobre é melhor do que o mentiroso.” Prov. 19:22

“Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte.” Prov.21:6

II – A MENTIRA DESTRÓI RELACIONAMENTOS

. Com Deus

“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente;” Prov. 6:17

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”(Jo 8.44).

. Com o Próximo

“Quem fala a verdade manifesta a justiça; porém a testemunha falsa produz a fraude.” Prov.12:17

“Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas.” Prov.20:17 “…não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos…” Col.3:9

III – A MENTIRA PRODUZ HIPOCRISIA

Definição:
A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.
Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.
Hipocrisia é conhecer a verdade mas não obedecer – dizer que Cristo é o Senhor mas não segui-Lo.
Mateus 23:13 “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.”

IV – A MENTIRA PRODUZ A MORTE

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo” (1 Jo 3.8).

“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” Apoc. 21:8

“Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.” Apoc.22:15

Situações cotidianas da mentira:

. Fofoca
. Aumentar ou diminuir um fato
. Burlar as leis do país
. Ser políticamente correto, ao invés de ser espiritualmente correto.

Pensamentos:

“Muitos amam a mentira. Poucos amam a verdade. Pois podemos amar a mentira de verdade, mas não podemos amar a verdade de mentira…” Rabi Yaacov Yitzchak de Pshischa

“Acreditar em algo e não o viver é desonesto.” (Gandhi)

“Você pode enganar muitos por algum tempo, e alguns por muito tempo, mas não pode enganar todos o tempo todo”.

CONSELHO BÍBLICO: Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.” (Pr. 27.5.)
“A Verdade vos Libertará”. (João 8:32) Então, escolha sempre a Verdade

One comment

  1. […] No blog do Vivendo com Propósitos do Padre Baldaci ele faz um discurso sobre a verdade sobre o dia da mentira. […]



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: